RETINOGRAFIA
PREVENÇÃO
“O diagnóstico precoce é essencial quando se fala de doenças nos olhos, pois em estágio avançado, algumas delas podem evoluir e até mesmo levar à cegueira, fazendo com que o paciente se torne dependente do auxílio de outras pessoas."
Retinografia
No exame de Retinografia, são obtidas imagens à retina, ao nervo ótico e ao fundo do olho a cores e em alta resolução, permitindo desta forma ver com detalhe todo o fundo ocular. Estas imagens são um auxílio precioso no diagnóstico de algumas doenças dos olhos, permitindo documentar a evolução de determinada patologia, possibilitando assim efetuar um acompanhamento mais rigoroso do doente e seguir a eficácia do tratamento da patologia subjacente
Retinopatia Diabetica
O problema de regulação da glicemia (açúcar no sangue) que acontece na diabetes, pode desenvolver esta doença que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. Estes vasos acabam por libertar sangue ou fluido sanguíneo para o espaço retiniano ou para o vítreo causando problemas na visão.
Glaucoma
É uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, perda de campo visão. Essa lesão pode ser causada por um aumento da pressão Intra-Ocular ou uma alteração do fluxo sanguíneo no nervo óptico. É considerado como uma das principais causas de cegueira irreversível, ocorre num quadro que não apresenta sintomas em grande parte dos casos.
Degenerescência Macular da Idade (DMI)
É uma doença degenerativa da área central da retina (mácula) que provoca uma perda da visão central. Atualmente é apontada como a causa mais comum de perda de visão nas pessoas acima de 55 anos. Muito desconhecida mas potencialmente muito perigosa se não diagnosticada e tratada atempadamente.